Texto de apresentação do curso


Qual o efeito da linguagem no funcionamento neuropsicológico do sujeito?


Pois bem. Quando se diz “desenvolvimento infantil” ou “desenvolvimento neuropsicomotor infantil”, nós trabalhamos a lógica do Estádio do Espelho nos processos psíquicos na infância. Os marcos do desenvolvimento são, portanto, momentos lógicos do funcionamento especular, quando a linguagem está do lado do Outro.

Por outro lado, as questões relacionadas com a aprendizagem da linguagem escrita dependem dos mecanismos implicados na fala que cai, que é como chamamos a linguagem egocêntrica, conceito de Piaget, também utilizada por Vigotski e Luria na compreensão neuropsicológica do sujeito.

Já com relação ao sujeito idoso, nosso trabalho se desenvolverá através dos processos da avaliação neuropsicológica das ditas demências, principalmente do Mal de Alzheimer, também com o objetivo de analisar os efeitos da linguagem nos processos implicados em tais fenômenos.

Trata-se de um curso teórico e prático, em que os participantes farão a aplicação dos instrumentos (ANDE, ANE e ANSI) e analisarão os resultados encontrados.